quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O uso de recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa


O texto - aquela composição escrita ou falada, que nasceu juntamente com a invenção da linguagem - segue sendo o mesmo. Nossa relação com ele, não. Em suas pesquisas, o historiador da leitura Roger Chartier afirma que o suporte material (papel, áudio, vídeo ou formato digital) exerce influência na relação que estabelecemos com o texto. Nesse sentido, blogs, fotologs e podcasts são novos gêneros, com características próprias. É possível, por exemplo, relacionar links para que o leitor tenha a liberdade de seguir diferentes caminhos - é o chamado hipertexto. Cada vez mais, a turma vai precisar conhecer esses aspectos.
Além de gerar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados na disciplina. O exemplo mais significativo diz respeito à edição e revisão de textos. Em processadores como o Word, a verificação ortográfica é muito facilitada. O professor pode deixar o corretor ortográfico ligado para que os estudantes tentem resolver, com autonomia, alguns dos erros - o que não o isenta de seguir ensinando ortografia. Em termos de organização textual, a vantagem é poder mudar de lugar, ampliar, cortar e eliminar frases e parágrafos, experimentando novas soluções para a composição sem precisar escrever tudo de novo a cada nova versão. 
Tecnologias
- Ferramentas de publicação
- Processadores de texto
- Sites de áudio e vídeo

Conteúdos
- Comunicação oral
- Produção de textos
- Análise e reflexão sobre a língua

Oportunidades de ensino
- Criar blogs
- Produzir podcasts
- Realizar e publicar vídeos
- Revisar e editar textos no computador

Exemplo Prático:
Uma aula exemplificando alguns verbos no infinitivo, com recursos tecnológicos



 

ABRAÇAR

PRESENTEAR

OLHAR

MORDISCAR

AMAR

DESCANSAR

      BRINCAR




segunda-feira, 13 de setembro de 2010

E OS LIVROS ??


E HAJA NOVIDADES VIRTUAIS,REDES SOCIAIS E MAIS UMA LISTA BEEEM GRANDINHA SOBRE APETRECHOS TECNOLÓGICOS. E PRA MENTALIZAR, ABSORVER E APLICAR ISTO TUDO?? SEMPRE COM NO MÍNIMO UM ADOLESCENTE (PACIENTEEE) AO LADO, PRA DECIFRAR E MINISTRAR A AULA PRÁTICA (SIM, PORQUE A TEORIA , NEEEM PENSAR!) A NÓS, "FÓSSEIS PERSISTENTES"; PRA TENTARMOS NOS MANTER "NA CRISTA DA ONDA"E ENFIM TERMOS "SUSSI", LEIA-SE "SUCESSO".
E OS LIVRINHOS LÁ ESTÁTICOS E EMPOEIRADOS NAS ESTANTES , ESPERANDO QUE ALGUÉM OS ABRA E LEIA SUAS HISTÓRIAS DE DIVERSÃO E ENCANTAMENTO, ALGO QUE É UM BÁLSAMO, UM ENLEVO PRA NOSSAS ALMAS TÃO PERTURBADAS POR SABERES VIRTUAIS E TÉCNICAS QUE "DEVERÍAMOS DOMINAR".

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

EM MINHAS CONJECTURAS ,INSTIGADA PELOS MEUS ALUNOS, QUE SE DESESPERAM COM O QUE LHES É COBRADO NO COTIDIANO ESCOLAR, FICO A PENSAR NOS CONTEÚDOS DOS CURRÍCULOS, OU SEJA, ATÉ QUE PONTO ELES SÃO OU SERÃO DE ALGUMA UTILIDADE PARA A VIDA DAQUELES DE QUEM ESTÃO SENDO COBRADOS.EU SOFRI MUITO TENDO QUE ESTUDAR PARA A PROVA SOBRE 'BINÔMIO DE NEWTON", QUANTO MAIS LIA E TENTAVA FAZER OS EXERCÍCIOS IA ME ENROLANDO COMO UM NOVELO ESCURO, O QUAL NÃO SE ACHAM MAIS AS PONTAS. E, HOJE MESMO, PERGUNTEI ALGO SOBRE INFORMÁTICA PRA SALA , UM GRAAANDE PROBLEMA PRA MIM, POIS MAL CALEI-ME, O ALUNO QUE ESTAVA A MINHA FRENTE RESPONDEU SOBRE COMO FAZER PARA CONSEGUIR O QUE QUERIA FAZER. E AGORA? COMO DEFINIR O "SABER"?